REPOSITÓRIOS DE REA
1 – INICIATIVA EDUCAÇÃO ABERTA

Este é um repositório que contribui para a implementação da política pública do Brasil da Educação Aberta. Foi aprovado pela comissão da educação em Dezembro de 2018, o que ainda é bem recente, tendo como apoio técnico a Iniciativa Educação Aberta juntamente com o Ministério da Educação de acordo com as políticas públicas de licenciamento aberto.
No seu leque de opções, para além de algumas informações e esclarecimentos sobre os REA, pode-se encontrar formações, jogo, livros, artigos académicos, documentos, entrevistas, noticias, seminários entre outros. Como é um projecto relativamente recente, não há ainda muito material disponível como outros repositórios já existentes há algum tempo, mas creio que está bem organizado e brevemente terão um leque de opções bem maior.
LINK de acesso: https://aberta.org.br/
“O PL REA estabelece os procedimentos a serem adotados pelo poder público na contratação, produção, subvenção de recursos educacionais, especialmente os digitais, para que sejam licenciados e disponibilizados com licença aberta de direito autoral. Ou seja, quando financiados ou subsidiados por fundos públicos devem ser, necessariamente, recursos educacionais abertos, e estar disponíveis para toda a sociedade em plataformas públicas”.
A aprovação vem em momento oportuno, pois está programado para Novembro, durante a Assembleia Geral da UNESCO normativo da UNESCO.”
2 – KHAN ACADEMY

A missão da Khan Academy é de oferecer uma educação gratuita de qualidade, para todos em qualquer lugar! É uma ONG – Organização não governamental – sem fins lucrativos, fundada por Salman Khan em 2008, na Califórnia – EUA.
Esta organização oferece uma colecção grátis de vídeo-aulas de matemática, ciências, biologias, saúde, física, química, ciências da computação, economia, medicina entre outros. Os recursos estão disponíveis em vários idiomas (actualmente a serem traduzidos em 36 idiomas) contado para isso com uma rede de voluntários, para além das versões em Espanhol, Francês e Português do próprio site. Os voluntários não só dão o seu contributo nas traduções, como nos conteúdos específicos. Também tem uma rede de doações para ajudar a manter o projecto, no qual qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode contribuir monetariamente e/ou com conteúdos e traduções.
Possui ferramentas gratuitas no qual professores, alunos e pais podem aceder, usar e aprender ou ajudar a aprender. Os professores podem optimizar as suas aulas com os conteúdos disponíveis, bem como ter um resumo do desempenho da turma e/ou de alunos individualmente e traçar perfis de turma e de alunos. Possui ainda um curso de Formação Inicial de Educadores onde proporciona habilidades e competências para educadores melhorem o desempenho. Através de algumas ferramentas os professores conseguem identificar dificuldades dos alunos e personalizar instruções de acordo com as necessidades de cada um.
A Khan Academy proporciona uma aprendizagem respeitando o ritmo de cada um, com uma biblioteca disponível criada por especialistas.
Link: https://pt.khanacademy.org/
3 – REPOSITÓRIO ABERTO – UNIVERSIDADE ABERTA

Esta foi uma escolha tendenciosa… mas é um repositório que considero muito bom para o Ensino Superior, pois pretende proporcionar aos estudantes, docentes e investigadores da Universidade Aberta o acesso a recursos e serviços de informação de qualidade para o desenvolvimento das suas atividades académicas e científicas e colaborar nos processos de criação, transmissão e valorização do conhecimento produzido na UAb. Um parceiro essencial no processo de ensino e aprendizagem, investigação e comunicação científica da UAb.
Tem como objectivos armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção académica e científica da UAb num único local, todo o conjunto das publicações científicas da Universidade, e assim contribuir para o aumento da sua visibilidade e impacto e garantir a preservação da sua memória intelectual.
É composto por:
- Fundos especiais e/ou Coleções Digitais, com Monografias; Publicações periódicas; Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento (defendidas na UAb); Biblioteca Antiga – História, Língua e cultura portuguesas; Videogramas; Audiogramas; Recursos educacionais abertos (REA).
- Recursos eletrónicos: B-on – Biblioteca do Conhecimento online – (Some for Some – “Emerald Public Policy & Environmental Management Collection”; Bases de Dados EBSCO; JSTOR Arts & Sciences III; JSTOR Arts & Sciences IV; JSTOR Arts & Sciences IX; JSTOR Business III; eLibrary USA; Ponto de Acesso INE.
- Arquivo Audiovisual: O Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta é constituído pela produção audiovisual da UAb bem como das instituições que a antecederam: IMAVE – Instituto de Meios Audiovisuais da Educação; ITE – Instituto de Tecnologia Educativa; IPED – Instituto Português de Ensino a Distância e PUA – Projeto Universidade Aberta. Este é um acervo de características singulares, de interesse para a Instituição mas também para a memória coletiva. Os conteúdos documentam a evolução das ferramentas e dos métodos aplicados ao longo dos tempos nas práticas de ensino a distância em Portugal.

Ligações:
- Sítio web: https://portal.uab.pt/dsd/destaque/
- Repositório Institucional: http://repositorioaberto.uab.pt/
- Catálogo: http://catalogo.uab.pt/
- Facebook: https://www.facebook.com/servicosdedocumentacao.uab?fref=ts
LINK: https://repositorioaberto.uab.pt/
4 – Recursos Educativos Abiertos para Centros Educativos Abiertos

Este repositório visa ajudar a entender e a divulgar os REA, e conta com a pareceria do Governo de España – Ministerio de Educación Y Formación Profissional, Instituto Nacional de Tecnologias Educativas Y Formación del Profesorado, Centro de Desarrollo Curricular en Sistemas Proprietarios. Através dos mesmos, surge o EMTIC – EDUCAREX.es.
4.1 – emtic

Informações e recursos educativos digitais promovidos pela Associação de Educação e Trabalho da Junta de Estremadura – Espanha – em parceria com o Plano de Educação Digital da Estremadura, Ministério da Educação e Emprego, Secretaria Geral de Educação. e do Serviço de Tecnologia da Educação.
Dispõe de um Programa Educativos o INNOVATED, constituído por outros projectos como:
- CITE – promove projetos que favorecem o uso de metodologias, trabalho colaborativo e multidisciplinar, o desenvolvimento de procedimentos de investigação e experimentação pelos alunos participantes, programação, modelagem de produtos e o envolvimento de processos educacionais com o meio ambiente.
- CREA – aqui podem encontrar manuais do ensino básico entre outros como: matemática, Inglês, leitura, geografia, historia e musica.
- Programe eScholari – é uma plataforma digital, especialmente desenhada e desenvolvida para professores e educadores, com funcionalidades e ferramentas para as suas práticas diárias bem como para alunos e pais com alguns conteúdos digitais.
- Programe Foro Nativos Digitales – O Foro Nativos Digitales é um programa educacional para trabalhar com estudantes relacionados ao uso responsável de telefones celulares, dispositivos digitais, redes sociais e jogos eletrônicos: do cyberbullying à linguagem sexista, da netiqueta à sexting, grooming ou Comunidades on-line perigosas, notícias falsas ou prevenção do vício em jogos de azar on-line …
- RadioEdu – Têm uma radio como actividade educacional e comunicacional, dispondo de conteúdos educacionais, bem como musicas e tons/sons/efeitos sonoros.
- Livraria – O Librarium é a biblioteca digital que o Ministério da Educação e Emprego da Junta de Extremadura disponibiliza às bibliotecas escolares da Extremadura, cofinanciadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)ornece uma plataforma de empréstimo digital e download gratuito, além de uma plataforma de leitura colaborativa, para criar e gerenciar clubes de leitura digital.

LINK: https://emtic.educarex.es/
5 – Rived

O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância – SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tem como meta atingir conteúdos digitais para melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadão do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.
Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED
Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é “quebrar” o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação.
Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações. A possibilidade de testar diferentes caminhos, de acompanhar a evolução temporal das relações, causa e efeito, de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, fazem das animações e simulações instrumentos poderosos para despertar novas idéias, para relacionar conceitos, para despertar a curiosidade e para resolver problemas. Essas atividades interativas oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras.
Os conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e gradativamente, licenciados pelo Creative Commons. Esses conteúdos podem ser acessados por meio do sistema de busca – repositório on-line, que permite visualizar, copiar e comentar os conteúdos publicados. Com a licença Creative Commons, garante-se os direitos autorais dos conteúdos publicados e possibilita a outros copiar e distribuir o material contanto que atribuam o crédito aos autores.
Link: http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- https://aberta.org.br/
- https://repositorioaberto.uab.pt/
- https://pt.khanacademy.org/
- http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php
- https://en.unesco.org/news/intergovernmental-expert-meeting-adopts-revised-draft-recommendation-open-educational-resources
- https://emtic.educarex.es/
- http://descargas.pntic.mec.es/cedec/formacion/congreso_innovacion_badajoz_2019/rea_dua/repositorios_de_rea.html
- https://portal.uab.pt/dsd/destaque/
- http://repositorioaberto.uab.pt/
- http://catalogo.uab.pt/
- https://www.facebook.com/servicosdedocumentacao.uab?fref=ts
ANEXO
Assembleia Geral da UNESCO : https://en.unesco.org/news/intergovernmental-expert-meeting-adopts-revised-draft-recommendation-open-educational-resources





